Quem vê o Blog do Guiba ou Guiba do Blog?

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

O bom time a casa torna

 

Para os apaixonados e mesmo para os “simpatizantes”, e eles não são poucos, o Sport Clube Corinthians Paulista, time fundado em 1910, viveu talvez em sua história de quase um século momento mais desastroso e ao mesmo tempo excitante de todos os tempos. Rebaixado para a série B do campeonato brasileiro o Timão vivenciou até o fim o capítulo mais tempestuoso e desconfortável de toda sua tragetória.

        Em dezembro de 2007 depois de empatar com o Grêmio lá no sul em 1X1 o Corinthians viveu seu maior vexame e fez sua torcida chorar. Diante de uma direção que ultrapassou a incopetência administrativa para alçar vôo pelos obscuros caminhos da corrupção revelando até mesmo a hipótese de lavagem de dinheiro o Timão faliu moral e financeiramente. O resultante das contratações milionárias com o intuíto de criar um super-time não foram o suficiente para manter o time na primeira divisão. Denunciados por corrupção Alberto Dualib e o vice-presidente, Nesi Curi, foram afastados e investigados por formação de quadrilha e lavagem de dinheiro além do surgimento de denúncias na imprensa de suborno a fiscais da Receita Federal e pagamento de atletas do clube por meio de contas fora do país, uma forma de sonegar impostos. Em agosto desse ano através de Assembléia Geral o clube aprovou com 762 votos a favor e 73 conta, o novo estatuto que tem como principal mudança a eleição direta para presidente. Iniciou-se aí a primeira grande mudança onde a escolha dos dirigentes do clube será feita pelo associado.

                Em campo o time do Corinthians mostrou que é possível mudar e dar novos ares a recente e triste história do time dado fim ao sofrimento da sua fiel torcida que em momento algum abandonou a equipe. Voltou a elite do brasileirão com seis rodadas antes do fim do torneio, mantendo-se 11 pontos na frente do segundo colocado. Fez partidas memoráveis mesmo que considerando a gritaria dos críticos e anti-corinthianos afirmando ser esse torneio seria uma “baba”. Mano Menezes por sua vez assumiu um time sem perfil, desarticulado e sob o peso do rebaixamento ainda latente na memória alvi-negra. Chegou à final da Copa do Brasil depois de uma partida emociante da semi-final contra o Botafogo no estádio do Morumbi onde reuniu nada mais do que 64 mil corinthianos afinado em coro uníssono “Aqui tem um bando de loucos....Loucos por ti Cortinthians...”. Não sei qual número era eu. Mas eu estava lá e entre lágrinas e o exercício interminável de felicidade vi meu time ir à final. Infelizmente não conquistamos o time e fomos derrotados diante de um Vitória competente e aplicado em campo. Nos faltava muito ainda para ganhar. De qualquer forma esse momento mostrou com propriedades a capacidade de reorganização e a motivação necessária que o técnico precisava para montar uma equipe mediana e com capacidade para enfrentar os desafios da série B com determinação e a certeza de que já no ano de 2009 estaríamos de volta.

                Voltamos! Cá estamos nós debruçados sobre a mesa de estratégia para lutar por um lugar mais alto na história dos grandes clubes como São Paulo, Palmeiras, Vasco, Flamengo, Santos, Internacional, Grêmio e tantas outras respeitáveis equipes. Penso que, ao contrário do que se diz sobre nós corinthianos e sobre o nosso Corinthians temos história sim. Uma história que alcançou vôos inesquecíveis e viveu derrotas como parte do seu ensinamento. Seja lá como for tenho a certeza de que já somos eternamente vencedores. Nosso hino é cantado com orgulho, nossa bandeira é respeitada por aqueles que amam nosso símbolo. E nossa história é feita, refeita, revisada e cantada em prosa e verso em todos os cantos do Brasil porque Corinthians é mais que um time. É uma grande família composta em grande parte por gente humilde e trabalhadores do campo, das cidades e também agrega em sua arquibancada mágica políticos, intelectuais e esportistas das mais variadas modalidades. Por isso e por muito mais, seja lá qual for a série; A, B, C...Z, não me nego, não omito e digo, grito, reflito em todos os  tons, com toda força em todas as notas que minha voz puder alcançar. Corinthians EU TE AMO! Bom time seja bem vida a sua casa. Bom retorno e que venha o centenário do clube mais amado do Brasil!

2 comentários:

Anônimo disse...

Gibinha! Você não devia ter faltado hoje(05/11/08)! Zuamos!!!

Anônimo disse...

ecaaaaaaaaaa !!! Guibinha, uma pessoa tão culta como vc, torcendo pra esse timinho... :-P
Bjssssssssss
Vivi

Vídeo