Quem vê o Blog do Guiba ou Guiba do Blog?

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Olga Benário Prestes incomoda?

O file Olga, exibido recentemente durante atividade de formação do PCdoB em sua sede na zona norte de São Paulo promoveu, antes mesmo do final da exibição, caloroso debate sobre a história da militante comunista, bem como sobre a produção de Jayme Monjardim baseado no livro de Fernando Morais.

Segundo o jornalista  e professor da USP e UFRJ Emir Sader em  seu artigo publicado no sítio do NPC (Núcleo Piratininga de Comunicação) sim. Olga Benário nasceu em Munique no dia 12 de fevereiro de 1908 e foi assassinada na cidade de Bernburg23 de abril de 1942 em câmera de gás de campo de concentração nazista.  foi jovem militantecomunista alemã, de origem judaica. Veio para o Brasil na década de 30, por determinação da Internacional Comunista, para apoiar o Partido Comunista do Brasil. Destacada como guarda-costa de Luís Carlos Prestes, tornou-se sua companheira, tendo com ele uma filha, Anita Leocádia Prestes. Por que Olga incomoda? Leia abaixo o texto de Emir Sader.

 Por que Olga incomoda?

Olga incomoda. Ninguém sai do cinema alheio a esse belo filme, baseado na obra-prima de Fernando Morais, que desagradou a imprensa e alguns “formadores de opinião”. A crítica cinematográfica ficou incomodada, alguns jornais chegam ao limite de praticamente não recomendar o filme, pela baixa avaliação que lhe dão, em comparação com a quantidade de porcarias holywoodianas recomendadas diariamente. Olga incomoda porque conta a história pessoal de dois revolucionários. Incomoda saber que militantes comunistas são seres humanos, que amam, que sofrem, que são felizes, que se identificam profundamente com as causas pelas quais lutam, que não buscam nenhuma vantagem pessoal, mas sim a justiça e a solidariedade.

        Olga incomoda porque recorda as brutalidades repressivas que se cometeram contra os comunistas, aqui e na Alemanha. Incomoda porque a Alemanha – país ocidental, branco, protestante, anglo-saxão, capitalista – foi poupada por Hollywood, apesar de ter feito a pior “limpeza étnica” da história, contra judeus, comunistas e ciganos (e quando Chaplin fez O grande ditador, teve de sair dos EUA antes mesmo de o filme ser lançado). O filme de Rita Buzar e Monjardim recorda o papel que a Alemanha, como potência imperialista, desempenhou no nazismo.

Olga incomoda porque revela a vida de militantes, de gente que optou por entregar o que têm de melhor pela revolução, pela luta anticapitalista. E incomoda – sobretudo os que vivem de interesses, de lucros, de prestígio, de honrarias, de ganhos imediatos, de poder – saber que outro tipo de vida e de valores é possível, dedicado a verdadeiros ideais. Olga incomoda talvez por mostrar Fernanda Montenegro, nossa principal atriz, dando vida à mãe de Luis Carlos Prestes, o mais conhecido dirigente comunista brasileiro. Talvez incomode ouvir a Internacional, em variados arranjos, inclusive como tema de fundo das cenas de amor dos revolucionários.

É possível que Olga incomode também porque é uma produção de ótima qualidade, apesar de procurar fugir dos cacoetes de estilo norte-americano a que tanto nos acostumam nos cinemas. Mas sobretudo Olga incomoda porque é um filme que toma posição: é de esquerda – como o são Diários de motocicleta e as fitas de Michael Moore –, quando nos querem convencer de que isso não existe mais, que apenas os critérios estéticos é que contam. E Olga, além do mais, é um belo filme, humanista, que não poupa os carrascos, que diz as coisas pelos nomes que as coisas têm.  Vejam Olga, apesar do que dizem os jornais, apesar da opinião dos conservadores. Que os jovens saibam, que os adultos se recordem, que todos vejam e julguem, com os seus olhos, os seus sentimentos, sua razão e os seus valores.

Olga incomoda e é bom que incomode, em tempos que parecem pedir a todos que já não se incomodem com nada.


Núcleo Piratininga de Comunicação 


Um comentário:

dedé toffoli disse...

Eu também estou de saco cheio desses tempos diluídos, mastigados e confortáveis. Todo mundo com preguiça de pensar. Lembra da frase "os incomodados que se mudem"?, pois devia ser: OS INCOMODADOS É QUE MUDAM. Eu quero, sim, a pedra no sapato, a pedra no caminho, a perda do caminho. Se não, vamos todos nos cobrir de cinzas e esperar no último degrau.

Vídeo